quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia internacional do ROCK

 Desde 1985 o dia 13 de julho é considerado o Dia Internacional do Rock. A data foi imortalizada no calendário mundial porque neste dia, lá em 1985, Bob Geldof orrganizou o Live Aid - um evento simultâneo em dois países, recheado de artistas/bandas do mundo pop e rock, como: Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats (banda da qual Bob Geldof era o vocalista), Black Sabbath, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, entre outros.

E mais do que apenas reunir grandes artistas, o evento foi feito com a missão de angariar fundos contra a miséria e a fome na África. Além de conseguir dinheiro, o rock conseguiu naquele ano atingir a alma, a mente e o coração dos vários cidadãos que se encantaram com o ato e com as músicas do ritmo.

O rock transcende o tempo, os acontecimentos históricos e os problemas mundiais e os artistas que o transmitem são donos dos maiores recordes de público, venda de CDs, turnês lucrativas etc..

Parafraseando Alemão Ronaldo, roqueiro gaúcho: "...tudo é uma onda e o rock and roll é o oceano" (um oceano formado por Beatles, Rolling Stones, AC/DC, Elvis Presley, U2, entre tantos outros, e que no Brasil formou lendários artistas/bandas, como: Barão Vermelho, Legião Urbana, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, Plebe Rude, RPM, Cássia Eller...).


Redação Portal Engeplus