sábado, 5 de março de 2011

#The Winners


A partir de hoje o blog The Winners vai participar aqui na coluna do @ggeracaoy comentando sobre os melhores temas da atualidades. O primeiro poste ta ai Leiam, Curtam e comentem ;D

Vocês já ouviu falar em inteligência emocional galera? Mas o que seria isso? O termo Inteligência Emocional tornou-se conhecido na década de 90 pela obra de Daniel Goleman, em seu livro Emotional Intelligence.
A Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Goleman mapeia a Inteligência
Emocional em cinco áreas de habilidades:


     ·         Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
·         Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
·         Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
·         Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
·         Habilidade em relacionamentos interpessoais. 

O termo inteligência emocional foi utilizado pela primeira vez por, Mayer, DiPaolo e Salovey (1990), em um periódico científico internacional de Psicologia, num trabalho que teve como objetivo estudar empiricamente um de seus componentes, a habilidade de percepção de conteúdos afetivos. Essa pesquisa citou a inteligência emocional como uma subclasse da Inteligência Social, cujas habilidades estariam relacionadas ao “monitoramento dos sentimentos em si e nos outros, na discriminação entre ambos e na utilização desta informação para guiar o pensamento e as ações”, segundo Salovey e Mayer (1990), que ao publicarem um segundo artigo, este se tornou mais conhecido que o primeiro, por apresentar o conceito inteligência emocional.

As pesquisas empíricas que comprovam que pessoas que ampliam habilidades para desenvolver os diferentes tipos de inteligências tende a aumentar o seu desempenho nas empresas e que atualmente as organizações tem dado importância a pessoas com estas habilidades.

E você concorda que a pessoa que desenvolve estas habilidades é mais viável para as organizações? Os testes tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de inteligência emocional baseados na habilidade, são passíveis de interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as respostas “emocionalmente mais inteligentes”: uma pessoa pode resolver situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras.



Referências:
Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva.
Goleman, D. (1998). Trabalhando com a Inteligência Emocional. (Trad. M. H. C. Cortês).
Rio de Janeiro: Objetiva.
Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9, 185-221.


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